sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PINTURA - OTTO DIX

O pintor alemão Otto Dix nasceu em Unternhaus, a 2 de Dezembro de 1891. A sua obra expressionista retrata com muito realismo os horrores da primeira grande guerra, mas uma outra faceta menos referida aborda o tema da vida nocturna, dos bordéis e da prostituição. Deste pintor é conhecido um tríptico, bastante  famoso, que mostra a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento da música Jazz. Estou a falar da pintura de Dix com o título «Os Noctívagos». Otto Dix faleceu a 25 de Julho de 1969, em Singen.
Poet'anarquista
Otto Dix
Pintor Alemão

«Auto-Retrato»
Otto Dix
BREVE BIOGRAFIA

Otto Dix, pintor expressionista alemão, nasceu em Unternhaus, Alemanha,  a 2 de Dezembro de 1891 e faleceu em Singen, Alemanha, a 25 de Julho de 1969.

Estudou na Academia de Dresden, até que em 1914 resolveu alistar-se no exército da Alemanha. A sua participação na Primeira Guerra Mundial afectou-o profundamente, e introduziu na sua obra uma força que antes não existia.

Por outro lado, se antes a sua experiência em pintura respondia aos princípios da pintura impressionista, a sua criação será progressivamente influenciada por diversos movimentos da arte. Finalmente desenvolveu um estilo pessoal dentro do movimento chamado Nova Objetividade, muito ligado ao realismo.

Devido ao forte carácter anti-militarista das suas obras, foram classificadas pelos nazistas como arte degenerada e incluídas na famosa exposição de 1937.

Dois anos depois foi preso e acusado de fazer parte de uma conspiração contra a vida de Adolf Hitler.

Desde 1945, os seus trabalhos mostram sinais de um novo misticismo religioso, e nos últimos anos da sua vida um dos principais temas abordados nas suas obras, são os retratos.
Fonte: infobiografias.com
«O Ginecologista»
Otto Dix

«O Salão»
Otto Dix

«Três Prostitutas na Rua»
Otto Dix

«Dedicado a Sádicos»
Otto Dix

«A Grande Cidade»
Otto Dix

«Três Mulheres»
Otto Dix

«Os Sete Pecados Capitais»
Otto Dix

«EXPRESSIONISMO»

OTTO DIX

Sem comentários: