quinta-feira, 27 de março de 2014

CORDEL DAS DÉCIMAS

Mote do poeta com heterónimo «Versos Diversos», e glosas de Matias José com dedicatória ao seu homólogo. Tudo começou no Altejo, e como não podia deixar de ser, o tema poesia deu azo a uma troca de opiniões sobre as décimas populares. Ficam nesse registo alguns comentários, as décimas populares e duas quadras que podem ser consultadas por aqui- «DIREITO DE RESPOSTA», publicação no Altejo de 24 de Março de 2014.
Poet'anarquista
Poesia Popular
Cordel das Décimas

Mote

Nunca supus que os meus versos
Merecessem tais distinções...
Assino: Versos Diversos
...Em certas ocasiões!

«Versos Diversos»

Glosas

CORDEL DA DÉCIMA

Qualquer coisa que suponho
Interrogo-me:  é ou não é?…
Tenha mais ou menos fé,
Imagino-a como num sonho.
Dou então por mim risonho
Em sentimentos dispersos,
Chegam mesmo a ser inversos
Ao que penso do seu real valor,
Por não me julgar professor…
«Nunca supus que os meus versos!»

 Foi de todo escolha péssima
A palavra empregue pra rimar...
Não é correcto a mesma usar,
Estava assim «furada» a décima!
Seja então na duodécima
Ou quaisquer outras posições,
Quem duplicar comete infrações
Às regras, que são mais-valias,
Não creio que as minhas poesias
«Merecessem tais distinções!»

Todo o poeta secretamente
Desenvolve os seus poemas,
Sobre os mais variados temas
Que vão fluindo de sua mente.
Constrói escrupulosamente
 Vagueando entre universos,
Os versos que serão impressos
Com normas, nunca esquecer…
Escreveu então pra agradecer:
«Assino: Versos Diversos».  

Desta forma dizer-lhe obrigado
P’la sua chamada de atenção,
As décimas com correcção
Têm um sabor mais refinado!
No Altejo ficou registado
Uma boa troca de impressões,
Esclarecidas certas questões
Humildemente peço desculpa…
A poesia é que não tem culpa,
«… Em certas ocasiões!»

Matias José

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boas, amigo!

Anónimo disse...

FANTÁSTICAS!!!