sexta-feira, 7 de março de 2014

SÉTIMA ARTE

O estadunidense Stanley Kubrick nasceu em Nova Iorque, a 26 de Julho de 1928. Extraordinário cineasta, roteirista, produtor de cinema e fotógrafo, considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos. São de sua autoria, entre outros, estes três grandes clássicos do cinema: «2001 - Uma Odisseia no Espaço», «Laranja Mecânica» e «Shining». Stanley Kubrick faleceu em St Albuns, Reino Unido, a 7 de Março de 1999.
Poet'anarquista
Stanley Kubrick
Cineasta Estadunidense

SOBRE O CINEASTA…

Preocupado com as suas notas ruins no colégio, o pai de Santley Kubrick mandou-o à Califórnia para passar uma temporada com seu tio. De volta a Nova York, como o quadro académico não tivesse mudado, seu pai iniciou-o no estudo do xadrez, que se tornou uma paixão para o jovem Kubrick.

Aos 17 anos, Stanley Kubrick começou a trabalhar como fotógrafo para a revista «Look», viajando por toda a América nesta função. Acompanhou também nesta época, como ouvinte, diversos cursos na Universidade de Columbia.

Em 1951 lançou seu primeiro documentário, «O Dia da Luta», produzido com seus próprios recursos, ao qual seguiram-se vários curta-metragens feitos por encomenda. Dois anos depois, Kubrick rodou seu primeiro longa-metragem, «Fogo e Desejo». Em seguida realizou «A Morte Passou por Perto» e «O Grande Golpe». Contudo, só despontou como grande cineasta com o filme «Glória Feita de Sangue», lançado em 1957, em que tratou da insanidade da Primeira Guerra Mundial.

2001 - Odisseia no Espaço
Filme de Stanley Kubrick

Depois de realizar «Spartacus», em 1960, com o actor Kirk Douglas, Stanley Kubrick deixou Hollywood para radicar-se na Inglaterra. Seu primeiro filme europeu foi «Lolita», uma adaptação do clássico romance de Vladimir Nabokov. Em seguida, o director realizou uma sátira à Guerra Fria com o filme «Doutor Fantástico» e lançou «2001 - Uma Odisseia no Espaço», considerado um marco no cinema moderno. Curiosamente, o filme deu a Kubrick apenas o Óscar de melhores efeitos especiais.

Malcolm McDowell, em Laranja Mecânica
Filme de Stanley Kubrick

Lançou a seguir «Laranja Mecânica», uma violenta fantasia sobre a sociedade inglesa do futuro. Kubrick caracterizou-se por realizar obras fechadas, explorando inventivamente determinado género de ficção. Realizou «Barry Lyndon», um drama passado no século 18, e em seguida um filme que se tornaria um clássico do terror, «O Iluminado», com o actor Jack Nicholson.

Jack Nicholson, em «Shining»
Filme de Stanley Kubrick

A obra de Kubrick obteve grande reconhecimento do público e da crítica. O cineasta ganhou diversos prémios e inúmeras indicações ao Óscar, como produtor, director e roteirista. Em 1997 ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza por sua contribuição ao cinema.

Seu último filme foi «De Olhos bem Fechados», com a actriz Nicole Kidman e o actor Tom Cruise.

Kubrick morreu enquanto dormia, de ataque cardíaco, aos 70 anos.
Fonte: UOL Educação
«2001 - ODISSEIA NO ESPAÇO»

STANLEY KUBRICK

Sem comentários: