O pintor libanês Gibran Khalil Gibran nasceu em Bicharre, a 16 de Janeiro de 1883. Foi igualmente ensaísta, filósofo, prosador, poeta e conferencista. A sua obra, escrita em língua árabe e inglesa, aborda temas de profunda simplicidade e beleza espiritual, tendo alcançado a admiração do público em todo o mundo. Khalil Gibran faleceu em Nova Iorque, a 10 de Abril de 1931.
Poet'anarquistaKhalil Gibran
Pintor Libanês
«Auto-Retrato e Musa»
Khalil Gibran
BIOGRAFIA
Gibran Kahlil Gibran nasceu em janeiro de 1883, no Líbano. Em 1894 foi para os Estados Unidos, juntamente com a mãe, o irmão e duas irmãs. Foi aí que passou a adotar a grafia mais simples de Khalil Gibran.
Regressou ao Líbano quatro anos depois, para completar os estudos árabes. Aí permaneceu até 1902, quando novamente voltou para os EUA.
Nessa época, escreveu poemas e meditações para um jornal árabe publicado em Boston, chamado Al-Muhajer (O Emigrante). Além disso, dedica-se à pintura e uma exposição dos seus quadros desperta o interesse de Mary Haskell, uma diretora de escola americana. Mary oferece a Gibran custear os seus estudos de artes em Paris.
Então, entre 1908 e 1910, Gibran estudou e trabalhou em Paris. Conheceu, inclusive, o grande artista Auguste Rodin. Em 1910, uma das suas telas é escolhida para a Exposição de Belas Artes. Foi nesse período também que o autor escreveu algumas das suas obras, como «A Música», de 1905; «As Ninfas do Vale», de 1906 e «Espíritos Rebeldes», de 1908, escritos em árabe.
Posteriormente, escreve: «Asas Partidas», de 1912; «Uma Lágrima e um Sorriso», de 1914; «A Procissão», de 1919 e «Temporais», de 1920.
Mas, entre 1918 e 1931, Gibran passa a escrever mais na língua inglesa, e são desses anos os seguintes livros: «O Louco», de 1918; «O Precursor», de 1920; «O Profeta», de 1923; «Areia e Espuma», de 1927; «Jesus, o Filho do Homem», de 1928 e «Os Deuses da Terra», de 1931.
Apesar da dedicação aos livros, Gibran não deixou de lado o desenho e a pintura. Todos os seus livros escritos em inglês foram ilustrados pelo autor e os seus quadros foram expostos em Boston e Nova York.
O escritor e pintor faleceu em 1931, em Nova York, após uma crise pulmonar.
Os livros «O Errante», «O jardim secreto do Profeta» e «Curiosidades e Belezas» foram lançados após a sua morte.
Fonte: Pensador.Info
«Amantes»
Khalil Gibran
«Esboço para Jesus, o Filho do Homem»
Khalil Gibran
«Rosto de Almustafa»
Khalil Gibran
«O Ídolo Exaltado»
«Esboço»
Khalil Gibran
«Trindade»
Khalil Gibran
«Medusa»
Khalil Gibran
«Jesus, Filho do Homem»
Khalil Gibran
Sem comentários:
Enviar um comentário