(Dedicada ao amigo angolano Eduardo, por Orson W. Calabrese)
NGOLA RITMOS - «Chico»
Poet'anarquista
2 comentários:
Anónimo
disse...
Os N'gola Ritmos já vêm da década de cinquenta. Iniciaram-se nos merengues populares e, degrau após degrau, subiram ao palco do Cinema Avis, acompanhando a cançonetista Sara Chaves, no Festival da Canção de Luanda, lá por meados dos anos sessenta. A canção com que concorriam tinha um nome sugestivo: "Maria Provocação". Não ganharam o Festival, mas não foi por isso que a canção teve menos impacto junto do público.
Este conjunto foi sempre renovando os elementos que o compunham, até porque um dos fundadores foi preso e outros foram ostracizados. Está bem de ver porquê, levando em conta os tempos que então se viviam em Angola. Em 2009 foi publicado um livro de Ana Sofia Fonseca, escritora e jornalista, que relata muito bem esses tempos. Livro que recomendamos vivamente àqueles que se interessam por estes assuntos. Com o título de "Angola, Terra Prometida". Foi editado pela "A Esfera dos Livros"
2 comentários:
Os N'gola Ritmos já vêm da década de cinquenta. Iniciaram-se nos merengues populares e, degrau após degrau, subiram ao palco do Cinema Avis, acompanhando a cançonetista Sara Chaves, no Festival da Canção de Luanda, lá por meados dos anos sessenta.
A canção com que concorriam tinha um nome sugestivo: "Maria Provocação".
Não ganharam o Festival, mas não foi por isso que a canção teve menos impacto junto do público.
Este conjunto foi sempre renovando os elementos que o compunham, até porque um dos fundadores foi preso e outros foram ostracizados.
Está bem de ver porquê, levando em conta os tempos que então se viviam em Angola.
Em 2009 foi publicado um livro de Ana Sofia Fonseca, escritora e jornalista, que relata muito bem esses tempos. Livro que recomendamos vivamente àqueles que se interessam por estes assuntos. Com o título de "Angola, Terra Prometida". Foi editado pela "A Esfera dos Livros"
"Liceu" Vieira Dias, era o nome do N'gola que foi preso.
Foram dez anos de tarrafal.
Enviar um comentário